Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro

"O Carimbó é a música tradicional paraense por excelência. Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades pela oralidade dos mestres populares, em sua maioria pescadores e lavradores, o Carimbó é um gênero que sintetiza a capacidade criativa, a força e a beleza do povo da Amazônia. Afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e amazônida, um componente fundamental da identidade cultural brasileira.

Em busca da valorização e reconhecimento efetivo desta manifestação, diversas entidades e organizações culturais paraenses organizam a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, uma iniciativa surgida em dezembro de 2005 na cidade de Santarém Novo (região Nordeste do Pará) a partir das discussões promovidas pela Irmandade de Carimbó de São Benedito durante as atividades do Fest Rimbó – Festival de Carimbó de Santarém Novo e do Encontro dos Mestres de Carimbó.

A Campanha é uma iniciativa que busca envolver e articular os segmentos sociais e culturais ligados ao Carimbó paraense no processo de registro desse importante bem cultural como patrimônio imaterial brasileiro, bem como desenvolver ações de sensibilização e mobilização da sociedade pela valorização e fortalecimento do Carimbó e das tradições a ele associadas. Hoje contando com o apoio da SECULT, Fundação Curro Velho, FUNTELPA, IPHAN e outros parceiros, a Campanha articula uma rede de mestres, grupos e comunidades envolvendo cerca de 20 municípios do Pará.

O registro do Carimbó como bem cultural de natureza imaterial significa um importante passo para garantir sua preservação e seu reconhecimento como patrimônio de nossa cultura, elemento essencial e definidor de nossa identidade. O registro se faz necessário diante do acelerado processo de desagregação social e homogeneização cultural que atinge a região amazônica, onde as culturas nativas e tradicionais vem sendo velozmente atropeladas pelos produtos culturais da modernidade capitalista, o que ameaça a diversidade e as identidades próprias dos povos desta região.

Registrar o Carimbó é um processo que exige uma ampla mobilização da sociedade, das instituições públicas e dos atores sociais que estão diretamente envolvidos na manutenção desta manifestação. Por isso criamos a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, cujo objetivo é integrar os segmentos sociais e culturais ligados ao Carimbó em um espaço de cooperação, reflexão e ação coletiva em prol do reconhecimento e valorização dessa tradição cultural popular."

fonte: http://culturadigital.br/members/campanhadocarimb/ acesso em 8/11/2009 às 11h21.


 
2013 - Grupo Som de Pau Oco - Belém/PA - Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro
  Site Map